header_btn
banner_1

Sobre a Acari Records

A Acari Records é a primeira gravadora especializada no mais importante gênero da música instrumental brasileira – o Choro. Com sede no Rio de Janeiro – cidade onde o choro nasceu há aproximadamente 140 anos – a companhia foi criada em 1999 pelos músicos Mauricio Carrilho, Luciana Rabello com o objetivo de mostrar a música dos principais compositores e intérpretes do gênero.

Sobre a Acari Records

banner_1

Who We Are

Acari Records is the first label specialized in the most important genre of Brazilian instrumental music – Choro. With head office in Rio de Janeiro – city where choro was born approximately 140 years ago –, the company was created in 1999 by the musicians Mauricio Carrilho and Luciana Rabello aiming at showing the music of the genre’s major composers and performers.

Who We Are

 

(0)Item

Nenhum produto no carrinho.

 

Acari Records

A Acari Records é a primeira gravadora especializada no mais importante gênero da música instrumental brasileira – o Choro.

Com sede no Rio de Janeiro – cidade onde o choro nasceu há aproximadamente 140 anos – a companhia foi criada em 1999 pelos músicos Mauricio Carrilho, Luciana Rabello e pelo produtor João Carlos Carino com o objetivo de mostrar a música dos principais compositores e intérpretes do gênero. Artistas que, em todo o país e em distintas épocas, vêm contribuindo para a construção de uma obra coletiva, sofisticada e grandiosa.

Em pesquisa realizada nos principais arquivos públicos e particulares do Rio de Janeiro, contabilizamos mais de 1300 compositores nascidos até 1900, responsáveis por um repertório de aproximadamente 8.000 títulos – entre polcas, valsas, schottischs, quadrilhas e todos os outros gêneros que compõem o universo do Choro. A partir deste lastro histórico, a Acari consolida sua presença no mercado lançando CDs onde estão registradas obras de compositores históricos, ao mesmo tempo em que dedica especial atenção ao repertório de autores contemporâneos cuja produção se mostra antenada com a tradução de seu tempo.

Além da produção de CDs, a Acari – que também é editora – se dedica ainda a publicar cadernos de partituras, com perfis dos compositores, imagens e informações históricas,  destinados não só a músicos e pesquisadores, mas a todos os amantes do gênero.

Palavra de origem tupi, Acari designa um peixe cascudo de água doce, responsável pela limpeza dos rios. À margem do descartável que inunda nossa indústria cultural, a Acari Records traz em seu leito uma fonte inesgotável de criatividade.

 

Diretores:
Luciana Rabello e Mauricio Carrilho

Gerente:
Fernanda da Silveira

Operacional:
João Duarte
 
Coordenador de artes:
Gabriel Leite

Revisão dos releases dos artístas e do texto quem somos:
Conceição Campos

Revisão dos textos:
Ana Rabello

Tradutor:
Miguel Rabello Bastos